17 de junho de 2022

Viva as paisagens açorianas!

Por José Carlos Sá

Aproveitando a ida à ilha de Santa Catrina para resolver uns poréns, visitamos a exposição fotográfica Paisagem Açoriana, que reune trabalhos do arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco, autor de cinco livros sobre o Arquipélago de Açores e Florianópolis. Há obras em que compara a arquitetura e os tipos de canoas baleeiras de cá e d’além mar.

A mostra faz parte do projeto “Viva Açores, conhecer é viver!”, que comemora os 275 anos do início da imigração açoriana no Sul do Brasil e é promovido pelo jornal ND para mostrar como se deu o povoamento, por açorianos, especialmente do litoral sul do Brasil. Em uma série de matérias, os jornalistas fazem, praticamente, uma viagem no tempo para relembrar o contexto da imigração sob o reinado de D. João V, Rei de Portugal e Algarves, cognominado O Magnânimo.

Havia superpopulação, fome e uma sequência de terremotos e erupções de vulcões no arquipélago de Açores, ao mesmo tempo em que no sul do Brasil faltava gente para que os portugueses tomassem posse das terras cobiçadas por espanhóis, franceses e ingleses, principalmente.

O trabalho de Joel Pacheco mostra aspectos da paisagem das ilhas de São Miguel, Terceira, São Jorge, Santa Maria, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo, captando aspectos marcantes de cada localidade. Fotografei a êsmo e trago para vocês um pouquinho das fotos expostas.

As reproduções não ficaram boas por conta da iluminação e dos reflexos causados pelo papel fotográfico e por minha imperícia. Perdão, leitores.

Povoação dos Anjos, Ilha de Santa Maria (Reprodução)

Açoriano da Ilha Terceira (Reprodução)

Capela NS da Ajuda, Ilha da Graciosa (Reprodução)

Farol da Ponta da Barca, Ilha da Graciosa (Reprodução)

Ilheu de Vila Franca de Campo, Ilha de São Miguel (Reprodução)

Igreja NS de Lourdes, Ilha das Flores (Reprodução)

Mirante Boca do Inferno, Ilha de São Miguel (Reprodução)

Moinho – Criação Velha, Ilha do Pico (Reprodução)

Moinho das Fontes, Ilha da Graciosa (Reprodução)

Regata de Baleeiras, Ilha do Farol (Reprodução)

 

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica Paisagem Açoriana

Onde: Sala José Cipriano da Silva

Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis

Quando: Até do dia 20 de junho, das 12 às 18 horas

Quanto: Gratis