04 de junho de 2022

Não basta parecer, tem que ser

Por José Carlos Sá

Achei muito interessante uma pesquisa divulgada ontem (03/06) pela CNN Brasil. Nela os pesquisadores quiseram saber dos brasileiros quais os atributos morais e intangíveis que os eleitores esperam em um presidente da República. Em ordem dose mais votados ficaram honestidade, muito importante para 81% dos entrevistados; preocupação com as pessoas, 77%; competência, 72%; inteligência, 66%; equilíbrio, 65%; pulso firme, 60%; ideias novas e modernas, 59%; e  experiência, 59%.

pesquisa XP/IPESP detalha qual o percentual atribuídos a pré-candidatos, de acordo com os atributos que os respondentes vêem neles, o que pode desagradar a gregos, troianos, flamenguistas e avaianos (para rimar).

Por exemplo, o ex-presidente Lula recebeu a maior quantidade de votos no quesito honestidade, 35%, seguido do presidente Bolsonaro com 30%; Ciro Gomes, 11%. Outro valor medido foi “pulso firme”, neste quesito o presidente Bolsonaroi foi o mais bem avaliado, com 36% dos pesquisados acreditam que ele tem essa característica, enquant o ex-presidente Lula aparece com 33%.

Atributos que os entrevistados da pesquisa XP/INESP observam nos pré candidatos à presidência da República (Reprodução CNN Brasil)

Analisando a pesquisa, o professor da USP (Univesrsidade de São Paulo) Gabriel Rossi diz que “A percepção que se tem dos candidatos não é necessariamente uma percepção concreta. Não se leva tanto em consideração aspectos racionais mais aspectos emotivos, subjetivos e patêmicos. A percepção, a imagem, é muito transitória”. Para ele, a pesquisa é o retrato de um instante e tudo pode mudar: “Pesquisa é um retrato do instante, não é nem do momento. Uma pesquisa feita com pequenas alterações pode ter resultados muito diferentes. Certamente as equipes de marketing dos dois candidatos estão absolutamente atentas. Você tem que jogar o seu próprio jogo e torcer para que o adversário cometa deslizes”.

Já a comentarista de política da CNN, Raquel Landim, resumiu o sentimento que, para ela, está no subconciente da maioria dos brasileiros, seja de que lado estiver: “Quem pode me tirar minha vida do buraco?”

É uma pergunta retórica. Por enquanto não temos respsosta para ela.

Tags

Ciro Gomes CNN Brasil Eleições 2022 presidente Jair Bolsonaro Presidente Lula USP XP/IPESP 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*