Com os preços dos ingressos variando entre 798, a 3.227 reais, 6.237 pessoas compareceram ao seminário Empreende Brazil Conference, que foi realizado na casa de eventos Hard Rock Live Florianópolis, que fica aqui em São José da Terra Firme, no sábado, 28.
A finalidade era que os participantes ouvissem de empreendedores consagrados o incentivo e o “caminho das pedras” para se dar bem nos seus negócios.
O acontecimento foi precedido de muita propaganda, entrevistas nos veículos patrocinadores e tudo de direito. Fui ler a cobertura e vi quem pagou deve ter ficado frustrado com pelo menos duas palestras.

Mirosmar e Wizard falaram daquilo que qualquer uma pessoa com bom senso sabe: para ter sucesso em qualquer empreendimento, é preciso perseverar e trabalhar muito (Foto Divulgação)
O empresário Carlos Wizard, ex-dono da rede de escolas de idiomas Wizard desde 2014 e que voltou ao noticiário durante a CPI da Covid, acusado de fazer parte do gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro em que defendia o uso da cloroquina como medicamento eficaz contra a doença. Pois bem, na Conference ele falou sobre “Prosperando com a ajuda de Deus”. Não sei o que ele falou, com certeza deve ter sugerido que acordassem cedo, pois, já dizia a sabedoria popular, “Deus ajuda a quem cedo madruga” e trabalha.
E aconselhar aos empreendedores que trabalhem foi a tônica de outro palestrante, o empresário goiano Mirosmar José de Camargo, que todos nós conhecemos como cantor e compositor da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, cuja palestra tinha como tema “A ciência por trás do sucesso”. A fórmula, segundo Di Camargo é simples: “A ciência por trás do sucesso nada mais é do que perseverança, foco e trabalho acima de qualquer coisa. Em qualquer segmento, não só na música. Nada supera o trabalho”.
Ora, ora, ora. Como dizia Nelson Rodrigues, ouvir aquelas dicas é ficar sabendo do lugar-comum sem inventividade, sem acrescentar nada de novo, a não ser pagar caro para isso.