
A obra “Carnaval”, de 01042000 é a que está exposta na vitrine da galeria e no cartaz da mostra (Reprodução)
Nunca fui fã de carnaval, minhas experiências com a festa momesca são poucas e podem ser contadas nos dedos de mão. Matinê de carnaval, ainda em Teófilo Otoni, levado por minha mãe; trabalhando nos diversos órgãos em que atuei: Rádio Guarani e TV Alterosa, em Belo Horizonte, TV Cultura Madeira-Mamoré e jornal Alto Madeira, em Porto Velho e assisti uns poucos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro na extinta TV Manchete e na Globo, há muitos anos. Fora isso mais nada. Este ano, sem a festa (diz-que), fui à Exposição Hassis Carvaval, no Shopping Itaguaçu, aqui em São José, por acaso. Acompanhava a Marcela, vi a mostra e fui lá conferir.
Hassis
Os trabalhos expostos são desenhos feitos em anos variados, divididos em dois grupos: desenhos usando giz, carvão, caneta esferográfica e nanquim sobre papel, óleo sobre tela, mostrando sambistas e a outra coleção tem como tema o amor do Pierrot pela Colombina que gostava do Arlequim, que não amava ninguém . Os trabalhos, mostrando apenas dois vértices do triângulo amoroso (a Colombina não aparece), são em acrílico sobre eucatex.
O artista plástico Hassis, nascido Hiedy Assis Corrêa, morreu aos 75 anos. Morador em Florianópolis desde os dois anos de idade, participou de todos os movimentos artísticos e literários da cidade, a começar pelo Grupo Sul, nas décadas de 1940 e 1950. Depois fez parte do GAPF (Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis), participando da primeira exposição do coletivo. A criação de Hassis foi muito variada, destacando os motivos ilhéus, mostrando os costumes dos habitantes tradicionais de Florianópolis, como as festas populares, a pesca, a farra do boi e as brigas de galo. O trabalho dele é muito extenso, com temas e técnicas diferentes, é considerado um dos nomes de destaque nas artes plásticas brasileiras graças à sua produção desde a década de 1940 até o final dos anos 1990.
As obras expostas na Galeria Itaguaçu + Arte contemplam trabalhos de Hassis com inspiração no carnaval. Uma observação. O local não foi decorado com a temática mostrada nas obras do artista.
Vejam a seguir:













