04 de janeiro de 2022

Um dia especial

Por José Carlos Sá

Recorte da edição do jornal Alto Madeira do dia 5 de janeiro de 1986, com a notícia da solenidade (Arquivo Lúcio Albuquerque)

Já escrevi aqui que o 4 de janeiro tem um significado especial para nós. Há três anos chegamos em Santa Catarina para morar; eu depois de residir mais de trinta anos em Rondônia e a Marcela e o JP, a vida toda deles. A outra marca deste dia é a instalação do Estado de Rondônia, há 40 anos.  Foi um marco político para os rondonienses, ao mesmo tempo em que foi um alívio para a União.

Ao chegar em Porto Velho em 1986, conheci e convivi com muita gente que destacava o papel do governador Jorge Teixeira nos episódios de criação e instalação do Estado de Rondônia. Também comentavam que Teixeira parecia estar em toda parte do território, se deslocando rapidamente de helicóptero e tomando as providências necessárias na hora.

Em entrevista exclusiva ao Banzeiros, o meu amigo Rosinaldo Machado, testemunha ocular da história por ter sido o fotógrafo oficial durante o Governo Jorge Teixeira, conta como foi para ele aquele dia 4 de janeiro de 1982:

Em sentido horário: Ministro Mário Andreazza hasteia a Bandeira Nacional; discurso do governador Jorge Teixeira; Andreazza discursa; mão não identificada assina o ato oficial (Fotos Rosinaldo Machado 04/01/1982)

– Chovia muito. Acordei cedo, fui tomar café na residência do Governador Jorge Teixeira de lá fomos ao aeroporto receber os Ministros Mário Andreazza [Interior], Ibrahim Abi-Ackel, [Justiça], representando o presidente João Figueiredo e René Pompêu de Pina [Superintendente Sudeco*], seguindo para o Palácio Presidente Vargas. A chuva deu uma pequena trégua e começou a cerimônia com hasteamento das bandeiras. Voltou a chover, mas a solenidade continuou e o povão não arredou o pé. Assinado o termo de Instalação, seguiram-se os discursos e depois o Hino Nacional. O almoço na Vila do Cujubim [residência dos secretários governamentais] e depois foi festança.

Os atos seguintes, para que o Estado de Rondônia como nova Unidade da Federação funcionasse, é uma outra história.

* Sudeco – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste