Acompanhei a Marcela à Ciretran-SC para solicitar a renovação da CNH e aproveitei e solicitei para mim também, mesmo que a validade da minha carteira é até março. Fiz os agendamentos pelo saite e olhei que era necessário levar original e cópia de comprovante de residência e de um documento de identidade. Paramos no caminho e providenciei a cópia do talão da água e das nossas CNHs.
Eles agendam várias pessoas para o mesmo horário e isso provoca uma pequena aglomeração que vai se renovando enquanto a hora avança. Na minha vez foi tranquilo. Atualizei o meu telefone e o endereço de emeio e recebi o encaminhamento para a coleta dos dados biométricos, para ir depois pagar as taxas e fazer o exame médico. A Marcela não teve a mesma sorte. Como o comprovante de endereço estava em meu nome, foi solicitado a ela que levasse a certidão de casamento. Ela só não deu umas voadoras no funcionário por estar zen.
Fomos pagar as taxas em um correspondente bancário do Banco do Brasil, onde só aceitam cartão de débito daquele banco ou dinheiro vivo. Graças a Deus não temos mais conta no BB e tive que ir a um caixa eletrônico. Quando voltei a pequena agência estava lotada. Como o valor das taxas são “quebrados”, há problema de falta de troco. O tal do “sistema” funciona como um vaga-lume: acende-apaga-acende-apaga e, entre cada “piscada” são 20 minutos de intervalo. Havia várias pessoas aguardando o retorno do funcionamento da rede para o reconhecimento do pagamento.
O passo seguinte foi o exame médico. Feito o pagamento, você preenche um formulário com perguntas básicas sobre a sua saúde com espaço para marcar “sim” ou “não”. O médico pega a papelada de sua mão, colhe a digital e faz uma foto, depois manda se sentar no fundo da sala e ler uma placa de teste de acuidade visual. Na minha consulta – vamos chamar assim – o médico ficou de cabeça baixa e mandou eu tapar um olho e ler a linha 9, depois tapar o outro olho e ler a linha 10. Acredito que ele já saiba de cor a sequência das letras, pois não levantou a cabeça para ver se eu estava lendo na sequência correta. Ao procurar uma ilustração para este item, vi que os cartões existentes na internet permitem que você decore a sequência das letras e faça trapaça se tiver algum problema com a visão.