28 de dezembro de 2021

Perdendo o rumo por Rondônia

Por José Carlos Sá

Mapa do antigo Território Federal de Rondônia (Arquivo Nacional)

Eu sempre comemoro o aniversário de Rondônia no dia 4 de janeiro, data em que o Estado foi instalado. Mas aconteceu um causo dia 22 de dezembro, data da elevação de Rondônia da categoria de Território Federal à condição de Estado, através da Lei Complementar nº. 41, de 22 de dezembro de 1981, assinada pelo presidente João Figueiredo. Foi assim:

Estávamos indo a  um compromisso da Marcela,  quando o apresentador do programa Notícias na Manhã da rádio CBN Diário, o amigo Mário Motta, começou a falar sobre os fatos históricos ocorridos naquele dia. Nós conversávamos no carro, com o som do rádio em surdina, quando ouvi a palavra “Rondônia”. Fiz um sinal para a Marcela, aumentei o volume do rádio e passei a prestar atenção naquilo que o locutor falava.

O Mário Motta contava como foi feita a elevação do Território a Estado há 40 anos, e informava a localização geográfica do novo Estado e, após comparar valores de alugueis,  afirmou que o custo de vida na cidade de São Paulo é 80,6% mais caro que em Porto Velho, arrematando: “E você tem uma vida mais tranquila por lá. Não quero estimular ninguém a se mudar, mais… Se pensar, vamo pensar… Se sei lá… Se as alternativas que a vida oferece o levariam a Porto Velho, a Rondônia? E seja feliz. A vida é assim”.

Como eu estava dirigindo, mas ligado naquilo que o jornalista dizia, esqueci para onde estávamos indo e passei direto da rua em que iria entrar. Tive que fazer o retorno, perdendo muito tempo na manobra. Por sorte, a Marcela não chegou atrasada à obrigação.

Como disse alguém, “saí de Rondônia, mas Rondônia não saiu de mim”. Felizmente.

Tags

Marcela Ximenes Mário Motta Notícias da Manhã Rádio CBN Diário Santa Catarina Território de Rondônia 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*