22 de novembro de 2021

Cultura afro-brasileira em exposição

Por José Carlos Sá

A pintura “Benzedeira” ilustra o cartaz da exposição sobre a Consciência Negra (Arte Igor Maciel)

Vestuários, tambores, ferramentas, além de fotografias e pinturas, tendo como tema a história e a religião afro-brasileira, podem ser visitados até sexta-feira, 26, na exposição promovida pela Gerência de Inclusão Social da Regional Sede da Prefeitura de Contagem (MG).

As peças expostas formam um panorama da cultura desenvolvida por afrodescendentes em várias iniciativas como a religiosidade, a dança, o bloco de carnaval e a tradição de sincretismo daqueles que mantém vivos os costumes dos Arturos, comunidade quilombola do município de Contagem.

A mostra pode ser visitadavem uma sala do prédio da administração da Regional Sede de Contagem, na praça Silvano Brandão, 21.

Exposição de vestimentas e instrumentos usados em rituais e festas (Foto JCarlos)

Anastácia e Zumbi (Desenho Dário Lúcio)

Orixás (Arte Igor Maciel da Silva)

Roupas para rituais e festas (Foto JCarlos)

Representação da festa “Expulsão do João do Mato*”, realizada na Comunidade dos Arturos (Foto JCarlos)

 

* A dança “Expulsão do João do Mato”, de acordo com os organizadores da mostra é uma das manifestações menos conhecidas realizadas pela Comunidade dos Arturos. É uma dança que simboliza a realização de uma capina, em mutirão, onde os participantes cantam cantigas alegres ou tristes. O João do Mato representa as ervas daninhas que são ‘expulsas’ para permitir o plantio de uma nova safra.

Tags

Comunidade dos Arturos Contagem Rosa Emília 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*