16 de outubro de 2021

A Igrejinha da Lagoa

Por José Carlos Sá

A igreja de NS da Imaculada Conceição foi construída no alto de um morro (Foto JCarlos)

A igreja de N. S. da Imaculada Conceição foi construída em 1750 e é um dos dois templos católicos mais antigos da ilha de Santa Catarina – a outra é a Igreja de N. S. das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa, erguida no mesmo ano.

Visitamos a igrejinha que fica no alto de um morro, cuja ladeira de acesso é bem íngreme. Ela faz parte do bairro Lagoa da Conceição, um dos mais bonitos de Florianópolis. Quando construída, devido às limitações geográficas, não obedeceu ao padrão estabelecido pela Coroa Portuguesa para a implantação de Freguesias nas terras conquistadas fora do continente europeu (escrevi sobre isso em 2020), que previa as portas das igrejas voltadas para o mar.

A arquitetura da igreja segue o modelo tradicional português do Século XVIII (Fotos JCarlos)

A arquitetura da igreja é a portuguesa, com adaptações implantadas nas sucessivas reformas necessárias. No campanário, a existência de dois sinos doados pelo Imperador D. Pedro II na visita feita à Freguesia da Lagoa em 1861.

Os açorianos que se estabeleceram na região implantaram engenhos de farinha, de cachaça e açúcar e também se dedicavam à pesca. Já as mulheres mantêm até os dias de hoje a prática da renda de bilro, tradição trazida do Arquipélago dos Açores e transmitida através das gerações aos descendentes.