12 de julho de 2021

Uma ação “social” discutível

Por José Carlos Sá

Postagem da Guarda Municipal no Instagram

Na quinta-feira, 8/7, a Prefeitura de São José iniciou a Operação Calçada Limpa, “com o objetivo executar a limpeza e higienização de calçadas, ruas e pontos de ônibus no município, visando diminuir os impactos causados por pessoas em situação de rua que usam os abrigos de ônibus e fachadas de comércios para dormirem, e acabam deixando os locais em que pernoitam sujos, prejudicando a vida de moradores e comerciantes” da cidade. A ação foi realizada nos bairros Kobrasol e Campinas – regiões mais valorizadas da cidade -, iniciando durante a madrugada até às oito horas da manhã. A alegação é que as pessoas em situação de rua deixam sujos e mau cheirosos os locais onde passam a noite.

Comércio na avenida João Theodoro da Silva, onde é proibido dormir sob a marquise da empresa (Foto Marcela Ximenes)

Alguns empresários, como este do bairro Roçado, tomaram a iniciativa de proibir o pernoite dos sem-teto na calçada de seu comércio, colocando uma corrente e espalhando cartazes em toda área externa da empresa. O local fica próximo ao Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), onde são distribuídas marmitas no início da noite. Após o jantar os desabrigados se acomodam sob as marquises das empresas da região.

Não seria melhor Prefeitura e empresários se unirem, oferecerem lugares, em vários lugares da cidade, para estas pessoas tomar banho, se alimentares e passar a noite? Além da criação de políticas públicas de reinserção dos sem-teto ao mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes simples oferecidos pelo Sistema S – Sesc, Senai, Senat e Senar -, além do Sebrae. Seria mais humano, mais cristão.

Tags

Centro POP Guarda Municipal de São José Prefeitura de São José São José 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*