15 de abril de 2021

Uma igrejinha simpática

Por José Carlos Sá

Voltando de um compromisso no bairro Campeche, de Florianópolis, falei para a Marcela: – Acho que vi uma igrejinha, eu vi sim, eu vi, eu vi uma igrejinha! Fiz a manobra no carro e entramos no acesso a uma das mais simpáticas capelas da Ilha de Santa Catarina.

Capela de São Sebastião do Campeche (Foto JCarlos)

É a Capela de São Sebastião. Não se tem a certeza da data da edificação, mas seguramente foi construída no século XIX. A comunidade do entorno adotou o ano de 1826 como referência.

Teatro do Divino, uma tradição açoriana (Foto JCarlos)

Ao chegar em casa fui pesquisar: “Os elementos que lhe formam o conjunto, como a nave, com pequena sacristia e torre sineira, o cemitério e, sobretudo, o pequeno Teatro do Divino, tradição açoriana. O Teatro do Divino é uma edificação de pequeno porte, com cobertura de duas águas, e uma abertura encimada por verga em arco abatido”, informa o guiafloripa.com.br

Neste local, em dias de festas, o participantes trocam de roupa (Foto JCarlos)

O conjunto arquitetônico é harmônico e tem as características de outras edificações de origem açoriana. Nos fundo da capela e de frente para o mar, existe um cemitério muito bem conservado, mas não gosto de fotografar cemitérios, a não ser em situações especiais.

Tags

Açorianos Capela de São Sebastião Florianópolis Ilha de Santa Catarina 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*