06 de março de 2021

Tutameia – O que li no confinamento

Por José Carlos Sá

Esse livro foi um desafio para mim (Reprodução Editora Nova Fronteira)

Esse livro foi um desafio para mim. Quando tinha 14, 15 anos, o meu amigo Klaus emprestou-me um exemplar. Consegui avançar até a metade do volume. Devolvi a obra sem concluir a leitura. Estes anos todos fiquei curioso pelo que eu não tinha lido e, agora, vendo um post no Facebook sobre o Guimarães Rosa, baixei o livro e o li de cabo a rabo.

No começo, publicam um verdadeiro tratado sobre Tutameia (Terceiras Estórias), de autoria de uma professora que analisa cada conto e dá o spoiler de muitos deles. Pulei algumas páginas, o que não é do meu feitio. Depoi prefácio e apresentações. Era uma prova da minha persistência.

Daquela leitura de há 50 anos, guardei a passagem da citação dos Beatles. Eu já tinha pesquisado na internet e não achava nada. Pensei, não pode ser. Ainda não estou doido… Nessa leitura (finalmente) encontrei o conto “Mechéu”. O nome certo era Hermenegildo e era considerado “esquentado”, por estar sempre “mocamurro”. A gagueira piorava a situação. Não perdoava um esbarrão involuntário. Rapazes da cidade foram visitar a fazenda do seu Sãsfortes e quiseram fazer troça dele. Mas no grupo estava uma menininha, que depois de repelir um assédio (palavra de agora) conversou com o Mechéu: “Você é bobo não, você é bom.” E cantou para ele: “Michéu, bambéu… Michéu, bambéu…” Guimarães Rosa completa a narrativa: “Ele se regalou”. O livro Tutameia – Terceiras Estórias foi escrito em 1967 e Michelle (John Lennon e Paul McCartney) fez sucesso em 1966.

Também tem  muitas frases boas como: “Cego corre perigo maior é em noites de luares”, “Os tempos se seguem e parafraseiam-se” e “Sério como um cavalo de circo”. Estas foram a que separei.

Perdi 50 anos sem ler esse livro. Mas se tivesse naquela época não teria aproveitado nada!

Tags

Facebook Guimarães Rosa Klaus Peter Minas Gerais The Beatles Tutameia 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*