19 de janeiro de 2021

A História secreta dos Jesuítas e Plantas que atraem aves e outros bichos – O que li no confinamento

Por José Carlos Sá

O autor cria uma teoria da conspiração bem difícil de acreditar

Tenho uma especial curiosidade sobre a Companhia de Jesus, ordem fundada por Ignácio de Loyola, que esteve no Brasil desde pouco depois do descobrimento até a expulsão dos padres por ordem do Marquês de Pombal, em 1758. Pombal os expulsou de toda Colônia Portuguesa e confiscou bens – fazendas, engenhos, produtos prontos para exportação e escravos.

O autor do livro, Edgar Paris (Editora Chick Publications/2000), força a barra ao colocar os padres como confessores de presidentes, reis e rainhas e Papas, aproveitando destas proximidades para manipula-los politicamente, inclusive inspirando a primeira e a Segunda Guerras Mundiais.

Foi um livro que continuei lendo porque tinha começado a leitura.

Das plantas sugeridas para atrair pássaros, muita são encontradas em floriculturas

Já este livrinho, indicação do meu irmão Paulo Roberto, é um estudo de três pesquisadores da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) e foi fruto de pesquisa de extensão no Jardim Botânico do IB (Instituto de Biociência). Silvia Mitiko Nishida, Suyen Safudan Naide e Daniel Pagnin estudaram a interações de aves e animais com plantas frutíferas e sugerem o plantio em quintais e chácaras para tornar os ambientes mais alegres.

Conheço várias espécies das muitas citadas, como a Palmeira-australiana, Palmeira-jerivá, Tamareira-de-jardim, Palmeira-de-leque, Paineira, Ipê-roxo bola e Ipê-amarelo.

O livro pode ser conseguido neste link: https://bit.ly/38XbJdl

Tags

Edgar Paris Ignácio de Loyola Jesuítas Marquês de Pombal Portugal Unesp 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*