O presidente Jair Bolsonaro esteve hoje sobrevoando algumas regiões de Santa Catarina que foram atingidas por chuvas e deslizamentos esta semana. A chegada da comitiva presidencial é antecedida de várias providências de segurança, do credenciamento a quem terá acesso ao mesmo ambiente em que o presidente estará até o fechamento do espaço aéreo para aeronaves civis e militares que não estiverem na comitiva.
Era finalzinho de 2002, encerramento do mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso e, também do governador José Bianco e do vice Miguel de Souza. Eu soube que FHC iria inaugurar, em 31 de dezembro, a “Rodovia do Pacífico” e falei para o Miguel. Ele, não sei como, convenceu o governador eleito Ivo Cassol a participar do evento e, melhor, dar uma carona para nós no avião dele.
Quando chegamos a Rio Branco (AC) e o piloto pediu autorização para a aproximação, a torre de controle informou que o espaço aéreo estava fechado até o pouso da aeronave presidencial. Ficamos rodando por vários minutos e Cassol quis saber a razão. O piloto informou e ouviu esta instrução:
– Diga para eles que aqui é o avião do governador eleito de Rondônia.
Continuamos sobrevoando.