O amigo Mário Motta abriu o programa Notícias no Dia, na rádio CBN Diário, na manhã de hoje, lembrando que dia 15/12 é dia do Arquiteto e do Urbanista.
Há muitos anos, eu era repórter do TV Alterosa, repetidora em Belo Horizonte do SBT, e fui pautado para cobrir uma exposição de maquetes dos alunos da Faculdade de Arquitetura da UFMG, no bairro da Pampulha. Os alunos recriaram, em miniatura, prédios e monumentos, projetados por Oscar Niemeyer, que nos anos 1950, trabalhou para a Prefeitura de Belo Horizonte, então sob a administração de Juscelino Kubistchek.
Na mostra, vi que conhecia vários prédios existentes em Belo Horizonte e voltei para a redação com a sugestão de pauta de mostrar – depois das maquetes – os prédios de verdade. Pauta aprovada, fui para a rua e para a decepção.
Bonitos por fora, os prédios, projetados por Niemeyer, não eram funcionais. As curvas dificultavam a instalação de cortinas ou a acessibilidade.

Prédio Oscar Niemeyer, na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, é complicado instalar cortinas (Foto Internet)