10 de dezembro de 2020

Um mês ruim

Por José Carlos Sá

“Desnecessário”, diria Gilberto Gil sobre as polêmicas envolvendo o nome dele (Foto Tomaz Silva/Agência Brasil)

O mês de dezembro está sendo polêmico para o cantor e compositor Gilberto Gil. Na segunda-feira, 7/12, a maioria dos vereadores negou a concessão do título de Cidadão Honorário de Florianópolis a ele. A proposta da honraria é de autoria dos vereadores Afrânio Boppré (Psol) e Roberto Katumi (PSD) e passou na primeira votação, tendo causado polêmica na cidade. Os vereadores que haviam votado favoravelmente mudaram de voto para agradar a torcida.

A ideia da homenagem era uma retratação “da cidade” a um fato ocorrido há 44 anos. Os Doces Bárbaros vieram fazer um show em Florianópolis. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa se hospedaram em um hotel do centro da cidade, que foi invadido pela polícia. Encontraram um cigarro de maconha nos aposentos de Gil, que foi julgado açodadamente e condenado  à prisão. A sentença foi convertida em internação na Colônia Santana, aqui em São José. Gilberto Gil foi solto pouco depois ao se comprometer a fazer um tratamento de desintoxicação no Rio de Janeiro.

Outro fato que marcou o mês de dezembro do baiano foi o anúncio feito pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, que estaria retirando o nome de Gilberto Gil e mais 26 pessoas, da “lista de personalidades negras elaborada pela entidade”. Camargo alegou que a partir de agora só serão homenageadas personalidades postumamente. Mas a Imprensa nacional entende que o motivo foi outro: os excluídos da lista fazem oposição ao governo federal.*

Não sei se pediram a opinião do Gilberto Gil sobre estes dois fatos. Acredito que ele responderia igual quando perguntaram o que ele achou da Preta Gil ter posado nua para uma revista. A resposta:

– Desnecessário.

* Senado Federal aprovou ontem (09/12) restauração da regra que homenageia personalidades negras. Se a proposta for aprovada na Câmara, vira lei.

Tags

Doces Bárbaros Florianópolis Gilberto Gil 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*