25 de novembro de 2020

Em Milho Verde, na entressafra de milho

Por José Carlos Sá

O Distrito de Milho Verde fica a 16 quilômetros da sede do município, Serro – MG, com uma população de pouco mais de 1.200 habitantes, segundo o último censo do IBGE. É uma vila pacata, tão pacata que depois das 18 horas você não encontra um bar, uma mercearia abertos. Chegamos depois do escurecer e fomos procurar a pousada onde tínhamos reserva. O GPS mandava entrar em um beco que não existia, pois havia um terreno baldio cercado. Vi uma sorveteria sendo aberta e parei lá para pedir informação. O acesso para a rua da pousada era mais de cem metro além do lugar que o GPS informava.

Fomos comer alguma coisa e, depois de darmos muitas voltas na vila, conseguimos encontrar um restaurante, já na saída da localidade, no sentido São Gonçalo do Rio das Pedras. Valeu o esforço. O restaurante Engenhoca Real tinha bons petisco, cerveja gelada e cachaça direto do alambique.

O restaurante é administrado por dois irmãos e tem uma decoração de bom gosto (Foto Marcela Ximenes)

Uma das paredes imita uma construção de pau-a-pique (Foto Marcela Ximenes)

Pastéis de angu com recheio de carne seca. Deliciosos, e olha que não gosto de derivados de milho (Foto Marcela Ximenes)

Na vila há duas igrejas. Uma que é o cartão postal do lugar:

Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em madeira e barro, em princípio do Século XIX (Foto JCarlos)

Igreja matriz consagrada a Nossa Senhora dos Prazeres (Foto Marcela Ximenes)

A vila é muito calma

Rua da Amargura – Milho Verde – MG (Foto JCarlos)

Rio Lajeado, um dos formadores do rio Jequitinhonha (Foto JCarlos)

Apesar do nome, não havia um grão de milho para matar a vontade da Marcela em comer polenta, pamonha, cuscuz, broa ou canjica. Chegamos lá na entressafra. Para salvar o bom nome da vila, comemos pastéis de angu recheados com carne seca…

Tags

Minas Gerais Serro Vila Milho Verde 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*