18 de outubro de 2020

Batalha da Serra da Garganta

Por José Carlos Sá

Local onde ocorreu a Batalha da Serra da Garganta (Foto PMSC/Divulgação)

Li ontem (17/10) um post da PMSC no Twitter que a corporação realizou no dia anterior uma homenagem aos mortos e feridos da Batalha da Serra da Garganta, ocorrida há 90 anos, no atual município de Anitápolis – SC. Fui pesquisar o que foi essa batalha e o que a motivou.

Os caminho usados pelas tropas de Getúlio Vargas para depor Washington Luís (Infográfico Diário Catarinense 26092010)

Em resumo, o que apurei: As tropas de Getúlio Vargas, amotinadas contra o presidente Washington Luís, invadiram o território de Santa Catarina dia 3 de outubro de 1930, em três frentes. Em uma delas, foram até Tubarão, onde ficou estabelecido um comando, e começaram o deslocamento por terra, pelo interior, para evitar o bombardeio dos navios governistas. A estrada entre Tubarão e Florianópolis fora aberta recentemente e por ela seguiram os revoltosos. Na Serra da Garganta, um pelotão com 34 homens da Força Pública de Santa Carina, que era comandada pelo governador Fúlvio Aducci, cavaram duas trincheiras e armaram metralhadoras em locais estratégicos.

O comandante dos insurgentes soube da armadilha e suspendeu a marcha. Um morador da região contou que havia uma trilha que era usada pelos tropeiros, paralela à estrada. Um grupo de getulistas foi por esta trilha e pegou as forças catarinenses pela retaguarda. Resultado: alguns fugiram, oito mortos, sete da Força Pública e um revolucionário; os demais foram presos. Os policiais foram enterrados no local do combate em uma cova comum. Anos depois foram transladados para Anitápolis.

O presidente Washington Luís foi deposto dia 24 de outubro de 1930.

Mais uma faceta da História de Santa Catarina que descubro.

Tags

Anitápolis governador Fúlvio Aducci PMSC presidente Washington Luís Santa Catarina 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*