29 de setembro de 2020

Canasvieiras – O que li no confinamento

Por José Carlos Sá

O autor conta como o local se desenvolveu nos 185 anos de existência (Foto divulgação)

Canasvieiras é um distrito de Florianópolis, localizado no norte da ilha de Santa Catarina e foi uma das primeiras povoações do sul do Brasil. Como essa região sempre foi muito disputada entre os portugueses e espanhóis, para abastecer os navios que iam para o rio da Prata com água, comida e até para fazer reparos, houve sempre movimento por lá, que é uma baía segura, de águas calmas. Também passaram corsários e piratas.

Em 1777, antes da assinatura do Tratado de Santo Idelfonso, para acabar com as rugas entre portugueses e espanhóis, a ilha de Santa Catarina foi invadida por cerca de 10 mil espanhóis, entre oficiais, soldados, sacerdotes e colonos. Na ilha havia um sistema de defesa baseado em três fortificações: Santa Cruz, Ratones e São José da Ponta Grossa. Os invasores pegaram os portugueses desprevenidos, prendendo a guarnição de São José, que se rendeu. Os comandantes dos outros fortes fugiram sem reagir.

No século XIX, O distrito recebeu as primeiras famílias de açorianos que imigraram para o sul do Brasil.

Hoje Canasvieiras é recanto turístico que recebeu investimentos da Prefeitura no aumento da faixa de areia da praia, mas veio a pandemia…

O livro Nossa História, Nossa Gente – Canasvieiras – 185 ano, do professor Afonso Rocha – Editora Narealgana/2020, só disponível no formato e-book.

Tags

Canasvieiras Espanha Florianópolis Portugal Santa Catarina Tratado de Santo Idelsonso 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*