30 de julho de 2020

Esther de Viveiros , a biógrafa de Rondon

Por José Carlos Sá

Esther de Viveiros, biógrafa de Rondon (Foto reprodução Correio da Manhã 06/05/1962)

Já estou lendo outro livro, para “desendoidecer”, como dizia Guimarães Rosa, nessa pandemia. Peguei o Rondon conta sua história de Esther de Viveiros. É um volumão de 612 páginas, mas muito fácil de ler e já tenho familiaridade com o tema, pois o Marechal Rondon é um dos meus heróis brasileiros.
 
No prefácio, escrito por Rachel de Queiroz, a autora de O quinze contrariou a tradição das apresentações. Disse que escreveria sobre a autora, pois sobre o biografado Esther tinha mais conhecimento do que ela. Em seguida Rachel fala um pouco sobre o trabalho social desenvolvido por Esther, especialmente entre crianças órfãs.
 
Também explica como foi possível quebrar a resistência do velho militar, que contou a história dele, ouvia como ela tinha redigido e, ao fim de oito meses, aprovou o livro. A ideia da biografia foi da esposa de Rondon, dona Chiquita, que não teve tempo de escrevê-lo e nos últimos dias de vida passou a responsabilidade para uma das filhas do casal. Marina chamou dona Esther, de quem era amiga, e repassou a missão que foi cumprida.
 
Encontrei na internet uma velha página do Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, edição de 06 de maio de 1962, em que Esther é homenageada pelo Dia das Mães. “[Esther] ama os filhos que a vida não deu”, escreve a jornalista Iris Carvalho de Mendonça. No artigo ficamos sabendo que além da biografia de Rondon, Esther de Viveiros escreveu também os livros Pela mulher, Do casamento e Enfermagem no lar.
 
Esther nasceu em 1882 e começou os trabalhos sociais durante a Segunda Guerra Mundial. Primeiro amparando órfãos, depois, também, os migrantes nordestinos. Recebeu dezenas de condecorações e reconhecimentos nacionais e internacionais, entre elas a medalha de Prata da Cruz Vermelha francesa.
 
Ah! Também era da Igreja da Humanidade (Positivista).

Tags

Correio da Manhã Esther de Viveiros Guimarães Rosa Marechal Rondon 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*