Em dezembro a Marcela foi entrevistar o ex-prefeito João Adalgísio Philippi, que já passou dos cem anos de idade e sobre quem não tínhamos muitas informações. Fui ao Arquivo Público de São José em busca de informações sobre ele e ganhei do senhor Nelson Félix dos Santos (também personagem de uma matéria) presenteou-me com o livro “Dicionário Político Josefense”, de autoria de Osni Antônio Machado (Edição do Autor/2006).
O livro é um apanhado sobre as pessoas que ocuparam os cargos de vereador e prefeito de São José desde 1833, quando o prefeito era chamado de Intendente e Conselheiro Municipal era o nome dado ao vereador de então. Segundo a apresentação do livro, foram trinta anos de pesquisa, em que são nomeados não só as autoridades, mas também os nome dos pais, das esposas e filhos. Imagino a trabalheira que deu listar 372 nomes, com local e data de nascimento, local e data de falecimento (quando cabível) e origem dos pais e avós dos políticos.

Coronel Luís Gomes Caldeira de Andrade, foi fuzilado na Ilha de Anhatomirim em 1894 (Foto reprodução)
Chamaram minha atenção dois fatos. O coronel Luís Gomes Caldeira de Andrade, nasceu na Vila do Desterro (Florianópolis) em 1847 e que foi lutar como voluntário na Guerra do Paraguai, tendo sido promovido de cadete a capitão. Após a guerra foi transferido para o Amazonas, tendo retornado à Santa Catarina onde foi deputado e presidente da Província. Após prestar esses serviços relevantes à pátria e à província, foi preso e fuzilado por ordem do então major Antônio Moreira César, em 1894, na Revolução Federalista que foi derrotada pelo presidente Floriano Peixoto.
Outra curiosidade do livro são os nomes das pessoas mencionadas. Alguns exemplos: Felisbina, Ermengarda, Senhorinha, Escolástica, Praxedes, Argentina, Dair, Wlater, Albi, Dalma, Jhamna, Herondina, Filomeno, Basilissa, Pulquéria e outros nomes que hoje estão em desuso.