Neste 19 de março a cidade de São José está completando 270 anos desde a chegada dos primeiros 182 casais de açorianos para cá trazidos para ajudarem a colonização desta parte do país. Alguns casais seguiram para o Rio Grande do Sul e outros foram fundar a cidade de San Carlos, no Uruguai.
Ainda no século XVIII chegou o segundo grupo importante na formação cultural da cidade. Era formado pelos escravos trazidos da África para trabalhar em engenhos de cana e na fabricação de farinha, além de outros trabalhos. Os alemães chegariam no século XIX, sendo seguidos pelos italianos, sírio-libaneses, e, finalmente, a migração interna iniciada no século XX e que prossegue até hoje.
Muitos eventos foram preparados para esta data importante, mas o coronavírus não deixou. A Prefeitura antes que aparecesse qualquer caso de pessoas infectadas com o COVID-19 na cidade, anunciou medidas preventivas, suspendendo a tradicional procissão de N. Senhor dos Passos (realizada há 165 anos) e os demais eventos, determinando o fechamento de escolas, as atividades destinadas à terceira idade e restringindo a circulação de pessoas em áreas públicas.
São José fica sem os seus parabéns, mas é por uma boa causa.