19 de dezembro de 2019

Uma ponte de ansiedade

Por José Carlos Sá

As caçambas foram colocados sobre a ponte para testar o suporte de carga (Foto Ricardo Wolffenbuttel/Secom)

Há pouco mais de dois anos a amiga Kêyla Xavier postou fotos e vídeo de uma matéria que ela fez para o SBT no início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz, que é o símbolo de Florianópolis e que estava fechada desde 1991. Na ocasião enviei uma mensagem para a Kêyla dizendo que eu estaria presente à reabertura. A ponte pênsil foi inaugurada em 1926 e desde 2006, construtoras são contratadas para fazer a reforma e desistem do contrato. Uma CPI para apurar para onde o dinheiro foi terminou, esta semana, em pizza.

Agora, já morando em São José, a um tiro de espingarda de Florianópolis, estou acompanhando todas etapas previstas no cronograma para a reinauguração da ponte, marcada para o dia 30 de dezembro. Ontem (18), antes de dormir, a Marcela me mostrou as fotos que o colega dela estava fazendo do teste de carga na Hercílio Luz. 48 caçambas, cada uma contendo 20 toneladas de areia, brita ou entulho, seriam enfileiradas, duas a duas, sobre toda a extensão na passagem sobre o mar, entre o centro de Florianópolis e o bairro do Estreito, na parte continental da cidade.

Não é que sonhei que estava aguardando o evento de reinauguração? Como eu não conheço muita gente aqui, os atores do meu sonho eram pessoas de Porto Velho. Estavam lá o desembargador Aldo Castanheira (falecido em maio de 2013), o ex-deputado federal Lindomar Garçom – que nem em sonho perde a oportunidade de aparecer -, os colegas jornalistas Sérgio Pires e Valbran Junior. A credencial recebi das meninas do Cerimonial do Governo, entre elas, a Alessandra. O mais interessante é que quem iria cortar a fita inaugural, não seria o prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis, mas Hildon Chaves, de Porto Velho.

Como dizem os Manézinhos daqui, “que  salsêro!”

Tags

Florianópolis Kêyla Xavier Ponte Hercílio Luz Porto Velho 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*