O correspondente do Banzeiros em Porto Velho, o atento repórter-fotográfico Cléris Muniz, informa que a ponte sobre o rio Madeira, em Abunã, está um tantinho assim para ficar pronta, inclusive tem gente atrevida que já está a utilizando, mesmo com as obras de terraplanagem acontecendo nas duas cabeceiras. Cléris também apurou, na Rádio Peão, que a inauguração está prevista para novembro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Aí ficaremos livres desta praga necessária, que é a balsa, esperando a vez em filas e pagando uma grana a cada travessia.
Isso me fez lembrar um causo sobre balsas. Voltávamos, perto de uma hora da manhã, de um comício em Santa Luzia do Oeste do então candidato a governador Jerônimo Santana . Chegamos à margem do rio Machado e a balsa estava do lado oposto. Assobiaram, soltaram rojões (que sobraram do comício) e nada do balseiro dar sinal de vida. E só chegando carro.
Buzinas também não acordaram o cara. Aí chegou o carro dos cantores que animavam a tal da “festa da democracia”. Um deles, depois de se inteirar do assunto, voltou ao veículo e pegou um revólver, chegou na margem do rio e disparou cinco tiros para cima.
“Milagrosamente” ouvimos o motor da balsa sendo ligado!