06 de julho de 2019

Pesar

Por José Carlos Sá

Lamento o falecimento do professor e Acadêmico Abnael Machado de Lima, que nos deixou na tarde de ontem (05/07) depois de uma longa enfermidade.

Capa da 2ª edição do livro Terras de Rondônia, que fui presenteado pelo professor Abnael

Eu o conheci em 1987, quando da visita da D. Marly Sarney à Porto Velho e ao Real Forte Príncipe da Beira. O professor Abnael e a professora Yêdda Borzacov acompanharam a equipe precursora da Presidência da República, da qual também faziam parte a Imprensa (o Natalino Costa e eu, pelo Departamento de Comunicação) e o Cerimonial.  Durante o voo recebemos uma aula de História sobre o Forte. Sempre nos encontrávamos em eventos e vendo a minha curiosidade sobre a História Regional, o professor me presenteou com a segunda edição (1991) do livro “Terras de Rondônia – Geografia Física e Humana”. Ficou para eu ir ao lançamento oficial, quando ele autografaria o exemplar, mas não tive oportunidade. Guardo o livro comigo até hoje.

Participando do programa Sala Vip, do Léo Ladeira (30/10/2007 / Arquivo)

Também tive a honra de ser convidado pelo Léo Ladeia para entrevistar o professor no inesquecível programa “Sala Vip”, que era transmitido pela rádio Vitória Régia FM e fiz parte, como Amigo, da Academia de Letras de Rondônia – ACLER, da qual o professor Abnael era fundador e ocupante da Cadeira número 6, cujo patrono é o etnólogo Manuel Nunes Pereira.

Fica a saudade e o aprendizado que o professor repassou a nós. Que Deus conforte a família e amigos.