22 de abril de 2019

Achamento do Brasil

Por José Carlos Sá

Pedro Álvares Cabral (Foto JCarlos)

Em 1500, nesta data (22), portugueses chegaram à costa brasileira, em caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral. O destino da viagem eram as Índias, para onde a esquadra rumou depois de um rápido reconhecimento das terras “descobertas”, que o escrivão da frota Pero Vaz de Caminha, assim descreveu: “Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta mais ao Sul até a outra ponta ao Norte, do que nós pudemos observar deste porto, é tão grande que deve ter bem ou vinte e cinco léguas de costa. Ao longo do mar, têm, em algumas partes, grandes barreiras, uma vermelhas e outras brancas; e a terra é toda chã e muito formosa. O sertão nos pareceu, visto do mar, muito grande; porque a estender os olhos não podíamos ver senão terra e arvoredos – terra que nos parecia muito extensa”.

Mas o que o impressionou mesmo foram as mulheres indígenas: “Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma.”

Marco do Descobrimento (Foto JCarlos)

Fomos passear em Porto Seguro, em 2014, e conhecemos a costa do descobrimento e chegamos perto do Monte Pascoal – primeiro pedaço de terra avistado desde o mar. Fiquei emocionado de estar ali onde tudo começou.

Tags

Marcela Ximenes Pedro Álvares Cabral Porto Seguro 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*