15 de dezembro de 2017

Frankie

Por José Carlos Sá

Frankie

Frankenstein, o monstro que foi imortalizado na obra da inglesa Mary Shelley, escrita entre 1816 e 1817, e os “amigos” da Madeira-Mamoré, podem ter inspirado o pessoal que montou a Maria Fumaça que estará, a partir de hoje (13/12) no Novo Espaço Alternativo.

Não é que ficou bonita? (Foto JCarlos)

Mas, porque Frankenstein? É que os componentes da locomotiva vieram de várias sucatas: A caldeira estava no Km 10 da Estrada de Santo Antônio; o tender (equipamento que armazenava água e lenha), veio da vila do Abunã. O restante do quebra-cabeças foi adquirido no mercado local: chapas de aço galvanizadas, tubos de aço, chapas antiderrapantes para revestimento do piso e bronze para a confecção do apito. Haverá quem discordará da legitimidade do trem, que representará simbolicamente a extinta ferrovia.

Vamos ver quanto tempo a Maria Fumaça vai durar, pois a ação dos “amigos”, não aqueles da Madeira-Mamoré, mas os do alheio são rápidas e eficazes. Já depenaram as locomotivas que estão no complexo ferroviário e até agora ninguém – nem ladrão, nem receptador – foi preso.

Tags

Amigos da Madeira-Mamoré amigos do alheio EFMM Espaço Alternativo Estrada de Santo Antônio Frankenstein 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*