18 de julho de 2016

Paralelos da história francesa e rondoniense

Por José Carlos Sá

Nice Reuters

(Foto Reuters)

Os tristes fatos ocorridos na quinta-feira da semana passada, na cidade turística de Nice, costa mediterrânea francesa, o método utilizado e o aspecto político do atentado acionou – mais uma vez – a minha associação mental. Na hora que lia sobre os fatos, lembrei-me da “caçambada cutuba”, que aconteceu em setembro de 1962, na pacata Porto Velho. Aqui, como lá, usaram um caminhão, que foi jogado contra inocentes.

Conta a história que na noite de 29, um motorista da Prefeitura de Porto Velho lançou um caminhão caçamba, chapa branca, sobre as pessoas que assistiam a um comício político da oposição aos partidários de Aluízio Ferreira.

Foto ilustrativa - Modelo de caminhão usado no início da década de 1960

(Foto ilustrativa – Modelo de caminhão usado no início da década de 1960)

Considerado o maior atentado político da História de Rondônia (E a morte de Olavo Pires?), não se sabe ao certo quem determinou o atropelamento, ou se foi inicitaiva própria do motorista (único que foi para a cadeia), quantas vítimas, se houve mortos, etc., etc., etc.

Na França sabe-se que o autor do atentado em Nice era tunisiano e que agiu a mando do Estado Islâmico.

Tags

Aluízio Ferreira Caçambada cutuba Cutubas e Peles Curtas Estado Islâmico FNM França Nice Porto Velho 

Compartilhar

Comentários

  • Leo Ladeia disse:

    Bem lembrado seo Zé. A caçambada cutuba se perdeu nas brumas do tempo apesar da tentativa do Zola Xavier ao reacender a chama concedendo algumas entrevistas inclusive a mim, ouvindo personagens, visitando lugares, filmando e…
    A única certeza que tive é que o acidente, caçambada, ou atentado existiu mesmo.
    Porto Velho tem dessas coisas. Ora é o velho do Porto, o ouro do Curicão, o presídio da ditadura, o índio isolado na área da usina, o prego de ouro e o prego de prata e vai por aí…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*