11 de abril de 2016

“Prendam os suspeitos de sempre!” – Uma metáfora

Por José Carlos Sá

prendam

Casablanca (Divulgação)

Não sei se os roteiristas do premiado filme “Casablanca“, de 1942 ( Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch), tinham consciência de que a frase que colocaram na boca da personagem capitão Renault e que ficou célebre: “Round up the usual suspects” ou “Prendam os suspeitos de sempre”, seria uma fórmula para todos os males da Humanidade, especialmente para aqueles que ficam na comodidade de suas excelsas cadeiras e jogam a culpa nas costas dos outros.

Audiência Pública sobre revitalização da Madeira-Mamoré (Foto Decom/ALE-RO)

Audiência Pública sobre revitalização da Madeira-Mamoré (Foto Decom/ALE-RO)

Hoje, após horas de discussão em mais uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa sobre o abandono do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a conclusão simplista foi colocar a culpa direta em três personagens: a Prefeitura de Porto Velho, o Iphan e, claro, Asuzina.

Não importa se nunca houve uma iniciativa sobre o assunto que fosse para frente. Não digo que não haja parcelas de culpas, mas também não há uma definição que seja abraçada por todas as partes envolvidas.

E a coisa continua indo no mesmo rumo. Vamos ver a ferrugem corroer toda aquela estrutura e, sentados no barranco, dizermos que a culpa foi de Fulano, Beltrano e dAsuzina!

Tags

ALE-RO Asuzina Casablanca EFMM Iphan Prefeitura de Porto Velho 

Compartilhar

Comentários

  • Ildo Storer Netto disse:

    o Iphan não pode fazer, apenas proibir e julgar. O governo estadual não destinou recursos. A prefeitura, não tem a responsabilidade ( e dá graças a Deus por isso! ). filho feio não tem pai. Pergunta: por que não “privatizar”? que tal lançar um edital, emitido pelo Governo, aprovado pelo Iphan, dando à iniciativa privada o direito de explorar a ferrovia revitalizada. Geraríamos empregos, impostos e preservaríamos o bem público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*