07 de abril de 2016

De quem é a culpa pelo estado da BR-364?

Por José Carlos Sá

(A) DNIT

(B) Políticos

(C) Governo Federal

(D) Órgaos de fiscalização

(E) Nenhum deles

(F) Todos eles

Se você marcou a opção “F”, acertou. A soma da (in)competência de todos os atores é que levam à rápida degradação da pista da BR-364, em alguns trechos, pouco tempo depois da restauração. Culpa a rodovia pelos acidentes, mas a estrada é um ser inerte. A causa das mortes deve ser atribuída à ação ou omissão de outros protagonistas, alguns deles relacionados acima.

A falta de fiscalização – não existem balanças rodoviárias funcionando – incentiva a caminhões trafegarem com carga acima daquela que a rodovia suporta. Então se juntam caminhões carregados, tráfego intenso, serviço mal feito e corrupção, aí não dá para ser feliz.

Vou dar um exemplo numérico. Em janeiro – dia 2, para ser exato – voltávamos de viagem e vimos e comentamos o bom serviço que tinha sido feito na travessia urbana da cidade de Itapoã do Oeste, a 100 quilômetros de Porto Velho. Veja como encontramos o mesmo trecho três meses depois:

Fotos na pista sentido Ariquemes - Candeias (Marcela Ximenes)

Fotos na pista sentido Ariquemes – Candeias (Marcela Ximenes)

Tags

BR-364 corrupção Dnit Falta de fiscalização 

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