Quero fazer dois elogios à Prefeitura.
Os primeiros à Semtran. Fui até lá regularizar uma situação. Antes, liguei para um dos números existentes no saite da secretaria , no portal da Prefeitura. A pessoa ouviu minha pergunta e disse que documentos eu devia levar. Cheguei, sentei em frente à atendente e disse: “Eu preciso fazer tal coisa, liguei para cá e a senhora disse que era para trazer isso, isso e isso…”. “O senhor trouxe as cópias dos documentos?” Mentalmente, primeiro, fiz uma busca nas imediações onde poderia haver uma copiadora; ao mesmo tempo começava a xingar quem me informou pela metade. Mas antes que eu reagisse, a funcionária sorriu sem graça e disse que providenciaria as cópias. Agradeci muito, pois esse comportamento não é comum.
Outro acerto da Semtran é a implantação da “onda verde”, que nada mais é que a sincronia dos semáforos. Apesar de dizerem que é novidade, o ex-prefeito Roberto Sobrinho implantou este sistema aqui nas avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado, no segundo mandato dele, se não me engano.
Outro acerto foi a criação da Central de Óbitos, que deve provocar a extinção dos agentes funerários (nome gourmetizada dos “papa-defuntos”). A “classe” já está protestando, dizendo que morrerá de fome – sem trocadilho – e que o serviço implantado pela prefeitura é burocrático, enquanto o deles era ágil.
Deus é quem sabe.