Sempre tenho criticado aqui a condescendência das autoridades competentes, ou não, nas manifestações diárias que ocorrem em Porto Velho. Às vezes, duas ou três no mesmo dia, atrapalhando a vida de quem não tem nada com a lerdeza dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Esta semana tivemos o governo do Estado desapropriando uma área particular para atender invasores, que para ali foram levados em eleições passadas. Nesta sexta-feira (cheia de eventos: interdição da BR e de ruas da zona sul, apagão e etc.) invasores de uma área chamada “Bairro Renascer”, que ficou famoso com aquela cena do homem levando as crianças para a escola em uma carcaça de geladeira), querem por que querem a ligação de energia elétrica para eles, que hoje furtam energia através de rabichos.
Eles invadiram a BR-364, na altura da faculdade Faro e, desta vez, os homens da Polícia Rodoviária Federal, diferente de outras manifestações iguais a esta, botaram para cima dos manifestantes. As cenas que estão circulando na internet e nos saites, mostram agressões gratuitas contra uma mulher que já estava de costas e levou um empurrão, que a atirou ao chão. Em outra cena, um policial joga gás de pimenta contra dois ou três pessoas abrigadas sob um guarda-chuvas.
O episódio terá desdobramentos. O primeiro já está no ar, no perfil do vereador e pugilista Everaldo Fogaça, no Facebook, que publica o vídeo com direito a efeitos de montagem e música de tragédia.