Participei ontem do evento promovido pela Academia de Letras de Rondônia – ACLER, sobre os 72 anos de criação do Território do Guaporé. O tema foi desenvolvido pelos professores Aleks Palitot e Dante Ribeiro que abordaram, principalmente, aspectos econômicos e políticos que levaram à criação de uma nova unidade da Federação.
As duas palestras (aulas) foram muito boas, pois tanto Palitot, quanto Dante, mostraram a conhecida história de criação do território vista por outros ângulos, pouco abordados na nossa historiografia oficial, sob a ótica da geopolítica estratégica nacional.
Falaram também das influências externas nos acontecimentos locais, tendo como exemplos se resolver o problema gerado pela seca no Nordeste, a participação do Brasil na II Guerra Mundial e, mais recentemente, a necessidade de mais energia elétrica para o país, com a construção dasuzina.
O presidente da ACLER, Antônio Serafim, anunciou que a Academia vai retomar a agenda de eventos para discussão de temas relevantes para o Estado.