15 de setembro de 2015

Falando do Território

Por José Carlos Sá

Participei ontem do evento promovido pela Academia de Letras de Rondônia – ACLER, sobre os 72 anos de criação do Território do Guaporé. O tema foi desenvolvido pelos professores Aleks Palitot e Dante Ribeiro que abordaram, principalmente, aspectos econômicos e políticos que levaram à criação de uma nova unidade da Federação.

As duas palestras (aulas) foram muito boas, pois tanto Palitot, quanto Dante, mostraram a conhecida história de criação do território vista por outros ângulos, pouco abordados na nossa historiografia oficial, sob a ótica da geopolítica estratégica nacional.

Falaram também das influências externas nos acontecimentos locais, tendo como exemplos se resolver o problema gerado pela seca no Nordeste, a participação do Brasil na II Guerra Mundial e, mais recentemente, a necessidade de mais energia elétrica para o país, com a construção dasuzina.

O presidente da ACLER, Antônio Serafim, anunciou que a Academia vai retomar a agenda de eventos para discussão de temas relevantes para o Estado.

Acler Territorio 14092015 (14)

Acadêmico e jornalista Lúcio Albuquerque fez a abertura do evento

Acler Territorio 14092015 (16)

e passou a palavra ao presidente da Acler, Antônio Serafim. Ao fundo, o professor Aleks Palitot e o poeta Matias Mendes

Acler Territorio 14092015 (4)

Palitot fez a primeira parte da apresentação, nos levando a uma viagem no tempo até o reinado de D. Pedro II

Acler Territorio 14092015 (9)

O professor Dante Ribeiro narrou a colonização de Rondônia a partir da abertura da BR-029, por Juscelino Kubitschek (Fotos JCarlos)