No dia 18, próxima sexta-feira, alunos e professores do curso de Jornalismo da Uniron promovem uma “Roda de conversa” com o jornalista João Peres, autor do livro “Corumbiara, caso enterrado”, recém-lançado em São Paulo (agosto), Colorado do Oeste (10/09) e Vilhena (11/09).
Como o título antecipa, o livro (que ainda não li) narra os fatos acontecidos dia 9 de agosto de 1995, na fazenda Santa Elina, em Corumbiara – RO. Na reintegração de posse, morreram nove sem terras e dois peemes. Até hoje se discute quem deu o primeiro tiro.
Me recordo de pouca coisa da época – eu estava envolvido na preparação da Caravana da Integração Brasil-Bolívia-Chile-Peru, que foi realizada pela Fiero, Fecomércio, Sebrae, CNI, CNT, entre outras entidades. Lembro que o Partido dos Trabalhadores coligou com o PMDB para eleger Valdir Raupp. Osvaldo Pitaluga, indicado pelo PT para a Secretaria de Agricultura, foi o único a entregar o cargo por causa do evento que ficou conhecido como “Massacre de Corumbiara”.
Já ouvi versões dos dois lados e ainda não tenho uma opinião formada. Espero que este evento – desculpa para essa digressão – possa esclarecer minhas dúvidas ou solidificar minhas certezas. Ou nada disso.