20 de janeiro de 2015

QUEM FOI FRANCISCO MEIRELLES MESMO?

Por José Carlos Sá

Fico satisfeito com a iniciava da Prefeitura de Porto Velho de comemorar os 40 anos de funcionamento da “Biblioteca Municipal Francisco Meirelles”. Conforme a programação haverá Café Regional reunindo antigos e novos funcionários, além de usuários, que darão depoimentos sobre a importância da biblioteca na vida deles; ciclos de palestras sobre a contribuição feminina na literatura e sobre povos e comunidades tradicionais; realização do “Leitura na Praça” entre outras atividades que não são citadas.

Francisco Meirelles (dir.), ao lado do filho Apoena) 

Na minha opinião faltou um painelzinho, uma coisinha pequena, para falar sobre o patrono da biblioteca, o sertanista Francisco Meirelles, que aqui chegou em 1964 e logo depois do Golpe Militar fugiu para a Bolívia. Retornou no início das hostilidades contra os Cinta Larga, pelos garimpeiros em busca dos famosos diamantes. Em 1969 foi condecorado pelo Governo do Território de Rondônia com a Medalha do “Mérito Rondon”, que já foi a maior condecoração concedida pela Governo de Rondônia.

Quem quiser saber mais sobre o sertanista Francisco Meirelles, pode obter aqui e aqui. De nada. (Foto Brasil Oeste)

Tags

Apoena Meirelles Biblioteca Francisco Meirelles Prefeitura de Porto Velho Rondônia 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*