09 de julho de 2013

4 DE JULHO, DIA DA DISCÓRDIA

Por José Carlos Sá

Voltam a digladiar os historiadores Francisco Matias e Antônio Cândido. O assunto: a lenda de que o início da cidade de Porto Velho foi dia 4 de julho de 1907, data em que se comemora a  independência dos Estados Unidos da América, país dos construtores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O texto de Francisco Matias, publicado dia 4 de julho, no Gente de Opinião, traz como principal argumento uma foto legendada com a data de 1907.

A “foto” que recua no tempo (foto: Dana Merrill editada)

Antônio Cândido, rebate a informação, com base em textos do Manoel Rodrigues Ferreira (Ferrovia do Diabo) e do Charles A. Gauld (Farquhar – O Último Titã) e de Rose e Gary Neeleman (Trilhos na Selva).
Eu, caboquinho do Vale do Mucuri que quase nada sei, apenas pergunto: se o Dana Merrill, fotógrafo contratado para documentar a construção da ferrovia, aqui chegou em 1909, conforme todos os registros sobre o trabalho do nova iorquino, como ele poderia ter tirado a fatídica foto em 1907?

Tags

Antônio Cândido Dana Merrill EFMM Farquhar Ferrovia do Diabo Fotografias Francisco Matias Gente de Opinião 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*