30 de dezembro de 2019

R$ 1 bilhão* e 28 anos depois, a ponte volta a funcionar

Por José Carlos Sá

Tivemos o privilégio, Marcela e eu, de participarmos da devolução da ponte Hercílio Luz – símbolo de Florianópolis -, à população. Inaugurada em 1926, foi interditada em janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta para uso de pedestres e ciclistas que atravessavam da ilha de Santa Catarina para o continente e vice-versa. Desde 1991 estava totalmente fechada, ameaçando cair.

A ponte Hercílio Luz, pouco depois de inaugurada, segundo foto do IBGE

A ponte Hercílio Luz resolveu um problema e criou outros. A cidade de Desterro – depois Florianópolis – era  considerada pelos historiadores como uma cidade com hábitos de “uma aldeia praiana”, como definiu a historiadora Norma Bruno. A ponte foi inaugurada em 1926 e tudo aqui mudou desde então.

Ficamos felizes em participar deste momento histórico de Florianópolis.

 

A expectativa. Chegamos cedo e esperamos duas horas para o início da inauguração (Foto Marcela Ximenes)

Entrevista coletiva pelo governador Carlos Moisés da Silva (Foto JCarlos)

O governador disse que colocará no orçamento recursos para manutenção da ponte e comercializará espaços turísticos, com recursos revertendo para obras no local (Foto JCarlos)

Dona Maricotinha, representante dos “manézinhos”, falou da emoção dos moradores de Florianópolis com a devolução da ponte (Foto JCarlos)

Depois dos discursos, o desfile de carros e motos antigos. O fusca foi dirigido pelo governador Carlos Moisés (Foto Marcela Ximenes)

O comandante da PM-SC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior (centro em pé) também desfilou em viatura antiga. Notem militares com uniformes usados em 1926 (Foto JCarlos)

Dona Maricotinha de novo (Foto JCarlos)

Pausa para o ‘rezistro’ no meio da ponte (Foto Marcela Ximenes)

A multidão “toma de conta” da ponte, após 28 anos de jejum (Foto Marcela Ximenes)

*Pedi emprestado a manchete do jornal “Bom dia Floripa, edição 58, de dezembro de 2019