Tivemos o privilégio, Marcela e eu, de participarmos da devolução da ponte Hercílio Luz – símbolo de Florianópolis -, à população. Inaugurada em 1926, foi interditada em janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta para uso de pedestres e ciclistas que atravessavam da ilha de Santa Catarina para o continente e vice-versa. Desde 1991 estava totalmente fechada, ameaçando cair.
A ponte Hercílio Luz resolveu um problema e criou outros. A cidade de Desterro – depois Florianópolis – era considerada pelos historiadores como uma cidade com hábitos de “uma aldeia praiana”, como definiu a historiadora Norma Bruno. A ponte foi inaugurada em 1926 e tudo aqui mudou desde então.
Ficamos felizes em participar deste momento histórico de Florianópolis.

A expectativa. Chegamos cedo e esperamos duas horas para o início da inauguração (Foto Marcela Ximenes)

O governador disse que colocará no orçamento recursos para manutenção da ponte e comercializará espaços turísticos, com recursos revertendo para obras no local (Foto JCarlos)

Dona Maricotinha, representante dos “manézinhos”, falou da emoção dos moradores de Florianópolis com a devolução da ponte (Foto JCarlos)

Depois dos discursos, o desfile de carros e motos antigos. O fusca foi dirigido pelo governador Carlos Moisés (Foto Marcela Ximenes)

O comandante da PM-SC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior (centro em pé) também desfilou em viatura antiga. Notem militares com uniformes usados em 1926 (Foto JCarlos)
*Pedi emprestado a manchete do jornal “Bom dia Floripa, edição 58, de dezembro de 2019





