15 de setembro de 2018

Elevando o greide

Por José Carlos Sá

Foto de arquivo do trecho onde está havendo a intervenção de engenharia – Cheia de 2014 (Cléris Muniz/Imagem News)

Começaram há algumas semanas o trabalho de elevação da rodovia BR-364, próximo à antiga vila de Mutum-Paraná, na altura do km 855 a 875. Esta obra e outra semelhante próximo a Jacy-Paraná já estavam previstas no projeto original da construção dasuzina do rio Madeira, assunto que ficou no banho-maria, mas que a cheia histórica de 2014 mostrou que a elevação do greide (“perfil longitudinal de uma estrada de rodagem ou de ferro, que dá as alturas dos diversos pontos do seu eixo”) é necessária. A região de Mutum-Paraná já ficava alagada com as cheias anuais, com o rio Madeira represando o rio Mutum-Paraná. Em matéria especial para o Portal Gente de Opinião e para a revista Momento Brasil, escrevi sobre o assunto em outubro de 2007.

A elevação perto de Mutum-Paraná é custeada com recursos de mitigação da concessionária Energia Sustentável de Brasil, responsável pela geração dasuzina de Jirau. O amigo, repórter-fotográfico Cléris Muniz, passou ontem (14/09) pelo trecho em obras e narra ao Banzeiros o que presenciou:

“Quem estiver trafegando ou com intenção de trafegar neste percurso tem que se preparar para ficar esperando por quase duas horas, se pegar a sua faixa fechada. Esse trecho de 20 quilômetros, onde acontece a obra, fica fechado em meia pista, sendo liberado conforme a fila se forma de ambos os lados, além disso existem os apressados e sem paciência, que desobedecem a precedência da fila e invadem o trecho sem a devida liberação, colocando em risco quem está no momento de preferência para atravessar. Em determinados pontos não existe espaço para dois automóveis passar um por outro, o que torna esse risco, ocasionado pelos desobedientes, um perigo. Informando que existe preferência e não restrição para ambulâncias e viaturas policiais”.

Vamos às fotos do Cléris Muniz no trecho em elevação:

Placa da empresa responsável pela obra (Foto Cléris Muniz)

Obras de elevação na região da antiga Mutum-Paraná (foto Cléris Muniz)

Trafego intenso de máquinas pesadas (Foto Cléris Muniz)

Os bueiros estão sendo reforçados (Foto Cléris Muniz)

Reforço na ponte de concreto (Foto Cléris Muniz)

A imprudência causa riscos desnecessários (Foto Cléris Muniz)

Volta ao passado, quando a BR-364 não era asfaltada (Foto Cléris Muniz)

Ao fundo a histórica ponte metálica sobre o rio Mutum -Paraná, da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Foto Cléris Muniz)