23 de julho de 2021

Na percisão

Por José Carlos Sá

Quando se está ‘apertado’, corre-se para a primeira moita (Ilustra Png Wing)

No dicionário Houaiss (edição 2010), precisão, em uma das suas acepções, significa “rigor na determinação de medida, valor, etc.” No dicionário do dialeto minerês, quando alguém diz “tô na ‘percisão'”, ele quer dizer que está apertado, que precisa ir com urgência ao sanitário.

Nos últimos dias, peguei dois carros por aplicativo cujos motoristas estavam apertados, precisando urinar, após emendar uma corrida após a outra. Me lembrei de um colega de quartel, que vou chamar de Brito. Na época ele servia na Base Aérea de Belo Horizonte e morava em Sete Lagoas (74 quilômetros de distância entre as cidades). Em uma das idas para casa, após ter ficado de plantão no quartel de sexta para sábado, ele quase perdeu o ônibus e embarcou sem ter tido tempo de dar uma passada no sanitário da rodoviária. Pelo meio da viagem, os movimentos peristálticos começaram a agitar os intestinos.

Brito suava e soltava o cinto da farda para ver se aliviando a pressão sobre o ventre, ganharia mais tempo. Mas vendo que a evacuação era inevitável e inexorável, Brito se arrastou até o motorista – caminhando em passos curtos e prendendo até a respiração – e pediu para que parasse o ônibus, informando a emergência. Vendo uma moita não muito distante do acostamento, o meu colega se dirigiu rapidamente para lá, já desabotoando a calça, se agachou e suspirou de alívio.

Quando estava quase acabando, Brito olhou para o lado e o que viu? A moita não era tão alta o quanto ele imaginara e todos os passageiros do ônibus olhavam para ele obrar. Sem jeito, ouviu alguém dizer: – Termina o que você está fazendo. Agora não precisa mais ter vergonha.

O soldado voltou para o ônibus pedindo para morrer. Sentou-se na primeira poltrona que encontrou e puxou o ‘bibico’ (gorro de soldado com costura única e que faz um bico na frente e outro atrás) até os olhos e assim ficou até o ponto final. Mal o veículo estacionou, ele desembarcou  e ficou torcendo para não encontrar nunca mais com nenhum dos passageiros daquela fatídica viagem.

Tags

Base Aérea de Belo Horizonte Belo Horizonte Dicionário Houaiss Minas Gerais Sete Lagoas 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*