A cidade de Palhoça está localizada na Grande Florianópolis, porém não faz limites com a capital, tendo São José entre as duas cidades. A população é estimada em 172 mil habitantes, tendo no turismo sua principal fonte de renda, com as belas praias que possui, como Guarda do Embaú, Pinheira e Praia de Fora. Enseada de Brito também é uma praia, mas tem interesse histórico.
Palhoça foi criada em 1793, era subordinada à Vila de N. S. do Desterro, depois passando a fazer parte de São José, sendo emancipada em 24 de abril de 1894. Este ano as festas foram canceladas em função da pandemia de coronavírus.
A colonização da região foi iniciada pelo local que passou a ser conhecido como Enseada de Brito, por famílias de açorianos lideradas pelo português Domingos de Brito Peixoto, em 1750. O colonos eram agricultores, mas devido à má qualidade do solo, passaram a sobreviver através da pesca, cultivo de mariscos e ostras.
Atualmente a cidade tem 27 bairros e a origem do nome do município eram as primeiras casas construídas de pau-a-pique, com cobertura de palha, chamadas palhoça.


