O Tribunal Superior Eleitoral ficou impressionado que cerca de 16 mil candidatos nas eleições 2016 não tiveram um voto sequer. “São 14.417 candidatas contra 1.714 candidatos na mesma situação – quase nove mulheres para cada homem”. A conclusão – uma verdadeira descoberta – é que os partidos estão usando “candidatas laranjas“. Inscrevem mulheres “apenas para preencher a cota obrigatória de participação feminina”…
Isso é para rir igual à risada atribuída ao Papai Noel: “Hohoho…”
Ô inocência! Só agora é que desconfiaram disso… Desde 2009, quando foi adotado este sistema de obrigar que 30% dos candidatos apresentados pelos partidos sejam de um gênero e 70% de outro, que este “fenômeno” acontece, mas só notaram nestas eleições…
Em Porto Velho, nas eleições municipais de 2016, oito candidatos tiveram zero votos. Só um dos candidatos é homem.
