22 de julho de 2015

Factoides caripunas

Por José Carlos Sá

O ex-prefeito (hoje vereador) do Rio de Janeiro, César Maia (DEM-RJ) criou a expressão “factoide” para designar “fato gerado para a imprensa propositadamente para chamar a atenção com o intuito de se desviar os olhares de um assunto em discussão”.

Lembrei disso ao ver as inúmeras informações oriundas da Câmara Municipal de Porto Velho, especialmente de uns dias para cá, por coincidência quando se discute a questão do transporte coletivo da capital e dos shows do grupo Cidade Negra e Alceu Valença, podendo chegar à banda Calypso e (que ainda não foi falado, mas pode chegar nele) do Lenine.

A briga midiática entre os vereadores Jair Montes e Everaldo Fogaça está mais animada que as audiências da CPI dos Shows e promete muito mais emoções. Neste caso pode ser aplicada a expressão “dois bicudos não se beijam” ou “não se bicam”, dependendo da região. O significado da expressão é explicada pelo jornalista Marcelo Duarte, no “Guia dos Curiosos”: “Termo empregado para definir alguém zangado, mal-humorado, irritado. Então quando dois bicudos se encontravam, é claro que tudo poderia acontecer, menos qualquer demonstração de afeto como um beijo.”

Tags

Câmara Municipal Cpi dos shows Guia dos Curiosos Porto Velho Vereador Everaldo Fogaça Vereador Jair Montes 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*