23 de março de 2023

Já foi Meiembipe e hoje é a formosa Florianópolis de 350 anos

Por José Carlos Sá

Ponte Hercílio Luz, no cair da tarde (Foto Marcela Ximenes – 24102021)

A Ilha de Santa Catarina, onde está localizada a maior parte do território geográfico da capital catarinense (uma pequena parte fica no continente, em terras tomadas de São José), é muito rica em beleza natural e cultural. Nas nossas horas livres procuramos conhecer cantinhos da cidade que nem sempre são explorados turisticamente e são desconhecidos até pelos moradores da cidade.

Na ilha tenho os meus locos amoenus (gastando o Latim, dá licença, aí), mas vou relacionar apenas alguns, a ponte Hercílio Luz, que dispensa comentários, de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, lugares que parecem estar na outra ponta do túnel do tempo, assim como o Ribeirão da Ilha. Também gosto de passear pelo Centro Histórico, onde tenho a sensação de estar presenciando os fatos que leio nos livros de história regional ou nas crônicas de escritores que já passaram por aqui ou ainda moram na cidade e que viveram outras épocas, “antes da invasão dos turistas”.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no norte da Ilha (Foto JCarlos – 01092019

Ponta do Sambaqui (Foto JCarlos – 15042021)

Capela de São Sebastião – Campeche (Foto JCarlos – 14042021)

Costa da Lagoa (foto JCarlos – 14062019)

Cheguei onde queria. Florianópolis são muitas cidades, por isso o nome está no plural. Uma cidade dos turistas, outra dos moradores e outra, ainda mais interessante, que é a dos curiosos, categoria em que me enquadro e peço licença à Marcela para incluí-la também. E qualquer uma das personagens que a cidade assume são igualmente interessantes.

Estou muito contente em morar aqui no Estado e ter a oportunidade de fazer estas explorações culturais e a

prender cada dia mais. Não tenho como compartilhar tudo que aprendo, mas, sempre que posso, deixo uma dica que pode ajudar a alguém tão interessado em descobertas quanto eu.

Parabéns Florianópolis ! (Notaram que não usei a palavra Floripa? Ainda não me sinto íntimo o bastante para chamá-la assim).

Tags

Aniversário 350 anos Florianópolis Ilha de Santa Catarina Marcela Ximenes 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*