A Marcela está lendo o livro Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa. De vez em quando pergunta o significado de uma palavra usada no interior das Minas Gerais. Ontem perguntou o que era um caxinguelê. Expliquei que o caxinguelê parece com um esquilo. Após mais algumas páginas, Marcela comentou que surgiu uma palavra incomum, mas que ela já havia aprendido o significado comigo: rebuçar, que eu já tinha explicado há muito tempo, ao falar dos dialetos usados em casa.
Na nossa casa em Teófilo Otoni, o rebuçar era muito usado. Gritávamos do quarto: “Mãe, vem me rebuçar!”. Muito mais tarde, já em Belo Horizonte, nos meus pensamentos entendi que a palavra estava errada e senti vergonha de tê-la usado à exaustão na minha infância.
Agora vejo que não. A palavra rebuçar, que significa cobrir, apenas caiu em desuso.
P.S. Na época da Inconfidência Mineira havia um jornal de oposição ao governo colonial chamado O Rebuçado, circulava em Villa Rica – atual Ouro Preto – MG, o nome do jornal tinha o sentido de encapuzado.

