Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia

09 de junho de 2006

ONDE VAI PARAR

Por José Carlos Sá

O aprofundamento das investigações da Polícia Federal mostra que a invasão da Câmara dos Deputados pelos sem-terras pode ter sido financiada com dinheiro público. No mesmo assunto. D. Tomás Balduíno, coordenador da Comissão Pastoral da Terra disse que o protesto era legítimo e foi uma reação às recentes denúncias envolvendo o Congresso. Sem comentários.

09 de junho de 2006

SINAL TROCADO

Por José Carlos Sá

Aprendemos na escola que o nosso país é uma República Federativa e que tem ter poderes harmônicos e cada um com sua função. Bom, na prática a coisa não funciona assim. O Legislativo abriu mão da sua prerrogativa de fazer leis, aí o Executivo e o Judiciário ocuparam o espaço. Como não são do ramo, […]

09 de junho de 2006

REFLUXO DO BANZEIRO

Por José Carlos Sá

Parece que acertei no veio. Os comentários sobre a poluição visual verde-amarela ganharam muitos comentários. Pensei que estava nadando sozinho contra a maré, mas tem mais gente incomodada. No sentido contrário, o meu amigo Normando Lira acha que é a “magia do futebol nada mais….veja por este lado…Brasil! tira o futebol pra tu ver…..” É […]

09 de junho de 2006

FRASE

Por José Carlos Sá

“Políticos todos somos, não podemos [Poder Judiciário] partidarizar”. Márlon Jacinto Reis, representante internacional da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais, na solenidade de lançamento do Comitê Estadual de Combate à Corrupção, ontem, em Porto Velho.

09 de junho de 2006

DOWN

Por José Carlos Sá

Em crise, na noite de ontem bebi tudo que havia de liquido na geladeira, inclusive água. Depois assisti a gravação do discurso que o senador ACM fez mais cedo no Senado. Hoje acordei sem de ressaca. Uma droga anula a outra.

08 de junho de 2006

MACHO

Por José Carlos Sá

A aparência frágil do deputado Fernando Gabeira engana. Foi por causa de um bate-boca entre ele e o deputado Severino Cavalcanti que a casa caiu e Severino renunciou. Agora, Gabeira ganha outra briga no grito, desta vez com presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, que não tem como impedir a instalação da CPI dos Sanguessugas. […]

07 de junho de 2006

VERTICALIZAÇÃO

Por José Carlos Sá

O Supremo bateu o martelo e a verticalização está valendo para estas eleições, com regras mais duras. Os analistas acham que o PMDB foi o mais prejudicado. Acho, modestamente, que não. Os caciques governistas têm agora jurisprudência para defender o atrelamento total do partido (ex-maior partido da Oposição – com “o” maiúsculo – da América […]

07 de junho de 2006

TÁ ENJOANDO

Por José Carlos Sá

Essa babaquice de tudo ser em verde amarelo já está embrulhando meu estômago. Lojas decoradas em verde-amarelo, vendedores idem, produtos bi-cromáticos, camelôs vendendo quinquilharias patrióticas, rede de ‘morgar’ com bandeirinhas do Brasil, uff!Acho que no dia de estréia da seleção brasileira, quando o time entrar em campo, vou vomitar.

07 de junho de 2006

O QUE QUEREM?

Por José Carlos Sá

Os sem terra, que invadiram as dependências da Câmara ontem, tinham reivindicações iguais àquelas que o Anthony Garotinho usou para fazer a “greve de fome” (perdão leitores): pedem coisas abstratas. O pior é que quase os deputados passariam a fazer parte do MPSP – Movimento dos Parlamentares Sem Plenário.

07 de junho de 2006

RESGATE HISTÓRICO

Por José Carlos Sá

O preclaro companheiro David Casseb, em sua coluna “Direto da Aldeia”, resgatou uma gíria de antigas eleições: “barriga de aluguel”, para definir a candidatura do deputado Hamilton Casara ao governo do Estado. Casseb duvida que a candidatura chegue ao final de junho.

07 de junho de 2006

HUMOR

Por José Carlos Sá

Uma loja de jóias de Porto Velho, conhecida pelo humor com que anunciava seus produtos, brinca com tudo. Na frente da loja um banner informa: “Estacionamento Grátis para clientes da XXXX”. Detalhe: o estacionamento é a própria rua.

07 de junho de 2006

SORTE GRANDE

Por José Carlos Sá

Sempre questionei para onde vai o dinheiro das loterias do país. Nunca vi a prestação de contas de nenhuma delas e ninguém nem aí para isso. O assunto foi tratado superficialmente quando um dos “anões do Orçamento”, deputado João Alves disse que ganhara várias vezes na loteria, para justificar a sua fortuna súbita. Hoje, intriga […]

07 de junho de 2006

ERA UM GAROTO, QUE COMO EU…

Por José Carlos Sá

Encontro, na “Terça do Rock” da Expovel, o jornalista Ciro Pinheiro. Ele negou que estivesse ali por causa da balada. Há controvérsias.

07 de junho de 2006

FRASE

Por José Carlos Sá

“O ‘Bolsa Família’ é a compra de voto institucionalizada, com recibo, cadastro, RG e CPF”. Professor Sílvio Persivo, do blog “Diz Persivo” (http://persivo.blogspot.com/), em momento de análise conjuntural.

06 de junho de 2006

ESFORÇO DE CAMPANHA

Por José Carlos Sá

Comentávamos A pouco na redação coisas que políticos fazem só em véspera de eleição. É que saiu uma foto do senador Amir Lando segurando uma criança nos braços. Isso me fez lembrar um poema do paraibano Jessier Quirino, chamado “O Matuto e o Coroné”. O matuto é convidado a ser candidato-laranja se recusa e então […]

06 de junho de 2006

PANELAÇO

Por José Carlos Sá

Circulando na Internet uma campanha de reação popular contra a corrupção e outros males que afligem o país. Os organizadores propõem que no dia 7 de setembro, às 17 horas, no Brasil inteiro, as pessoas façam barulho com o que estiver à mão naquele momento: bater panelas, buzinar, tocar corneta, enfim, se manifestar. Eu faria […]

06 de junho de 2006

DICA

Por José Carlos Sá

Se você está pensando em se candidatar nestas ou em próximas eleições, acesse o portal politicaparapoliticos.com.br Eles oferecem uma série de dicas para políticos neófitos. Ensinam até a reconhecer quando a campanha vai mal e que você vai jogar dinheiro fora.

06 de junho de 2006

ANTECIPAÇÃO DE CAMPANHA – 2

Por José Carlos Sá

Os empresários locais que trabalham com brindes em geral e aqueles que fabricam camisetas, em particular, estavam já contabilizando o que não ganharão na campanha eleitoral por conta da proibição de distribuição de mimos aos eleitores. Mas eis que surge uma luz e os empresários já enxugam as lágrimas nas fraldas das cinco mil camisetas […]

06 de junho de 2006

ANTECIPAÇÃO DE CAMPANHA

Por José Carlos Sá

O TSE proibiu que o PT continue distribuindo a tabela da Copa do Mundo que tem a frase “Copa 2006 – Lula é show de bola”. O juiz viu favorecimento ao candidato do partido. Imagina! Não era esta a intenção….

06 de junho de 2006

CRENÇA

Por José Carlos Sá

Hoje, segundo os mais crentes (no estrito sentido da palavra), é o dia da Besta do Apocalipse, 6/6/06. Vamos ver o que vai dar. Se o mundo acabar hoje, foi um prazer conhecer vocês.

05 de junho de 2006

QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ

Por José Carlos Sá

Um dos militantes do PC do B apareceu no programa eleitoral do partido em Rondônia,ressaltando as lutas que eles participaram como democracia, por exemplo. Lá pelas tantas disse que o PCdoB também defende a liberdade religiosa. Fiquei pasmo com a evolução dos companheiros.

05 de junho de 2006

EFEITO DOMINÓ

Por José Carlos Sá

Um motorista de táxi disse-me, com toda a experiência que tem, olhando o movimento da cidade na manhã de hoje, antes da cavalgada: “É, a Expovel vai ser uma beleza. Todo mundo recebeu pagamento, tão gastando, a praça ta boa. Lá para o dia 10, 15, ta todo mundo lascado de novo, sem dinheiro, bolso […]

05 de junho de 2006

LEI SECA

Por José Carlos Sá

A Câmara Municipal de Porto velho vota no dia 28 a tão falada “Lei Seca”, proibindo a venda de bebidas alcoólicas depois de certa hora da noite. Sem querer entrar no mérito, pois não vai atingir-me (bebo em casa na hora que quiser!), mas lembro a frase do ministro/cantor Gilberto Gil. Perguntado o que achou […]

05 de junho de 2006

REENCONTROS

Por José Carlos Sá

Na abertura do Encontro do PT, reencontro coleguinhas de longas datas e que sempre é bom revê-los: Fátima Alves, que assume a assessoria da Prefeitura de Porto Velho; Yodon Guedes; Antônio Alves; Alan Alex; Rose, da Rádio Caiari; Francisco Coelho; Osmar Silva; Adércio Dias; Vilela fotógrafo; Augusto José e Walbran Junior.

05 de junho de 2006

TUDO ERRADO

Por José Carlos Sá

“No Brasil tá tudo errado, tudo ao contrário. Aqui *uta se apaixona, traficante é viciado e gigolô sente ciúme.” Um cara, ao meu lado, aos berros no celular. Fiquei pensando…