13 de maio de 2020

Ponte filha da Hercílio Luz

Por José Carlos Sá

A nova ponte foi totalmente construída e instalada sobre o rio Tijucas (Foto divulgação)

Na vizinha cidade de Tijucas (a 46,8 km de São José da Terra Firme) existe uma ponte diferente, feita em ferro, que no passado era a única ligação do norte com o sul do Estado de Santa Catarina, antes da construção da BR-101, na década de 1970. Em 2014 a ponte foi interditada devido a uma enchente do rio Tijucas, que levou parte dela. A nova ponte, que seria (re)inaugurada dia 30 de abril, teve a festa adiada, devido à pandemia do coronavírus. Os releases da prefeitura falavam em comemorar os noventa anos da ponte, mas se ela foi totalmente refeita, não tem nem um ano.

A ponte antiga, construída com as sobras da ponte Hercílio Luz, em 1930 (Foto Prefeitura Municipal de Tijucas)

O assunto despertou meu interesse ao ler uma matéria que dizia sobre o atraso na conclusão da nova ponte e pelo nome da dita cuja: ponte Bulcão Viana. Fui pesquisar e fiquei sabendo que a ponte original foi construída com as sobras do kit usado para a construção da ponte Hercílio Luz, o cartão postal de Florianópolis, em 1926.

Quando inaugurada em 30 de abril de 1930 foi chamada de “ponte de Tijucas”, mas um mês depois o prefeito Jacob Lameu Tavarez resolveu “homenagear” o novo governador de Santa Catarina e batizou a ponte de Bulcão Viana.

Tags

ponte Bulcão Viana Ponte Hercílio Luz Santa Catarina São José Tijucas 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*