12 de maio de 2020

Rua dos Artistas e arredores – O que li no confinamento

Por José Carlos Sá

Livro de crônicas publicadas no Pasquim, na década de 1970

O livro reúne as crônicas que Aldir Blanc publicou no Pasquim por muito tempo. Quase todos os textos contam causos de pessoas conhecidas do autor ou dos parentes dele, que residiam na Rua dos Artistas, no bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Aldir Blanc faleceu dia 4 de maio último, vítima do Covid-19.

 
Há de tudo, a mulher de “vida livre”, que apanhava do amante e toda rua parava para ouvir a pancadaria, que antecedia ao ato sexual. A história, que se repetia toda semana, terminava com a Isolda (este era o nome dela) indo comprar uma cerveja para o namorado.
 
Outra crônica interessante é intitulada “À sombra da goiabeira em flor”, em que um grupo de amigos se reunia para comer uma feijoada para esperar o jogo de futebol. Enquanto a comida não ficava pronta, os amigos jogavam conversa fora, bebiam cerveja e cachaça. O autor conta que resolveram brincar de criar a mulher ideal: “As coxas da Renata Fronzi”, “a voz da Ísis de Oliveira”, “não vai nada da Virgínia Lane?”, “a bunda da arrumadeira aqui de casa”.
 
Esqueceram o rosto e pediram a opinião do Anacleto, que durante o texto é dito que a esposa dele era muito brava.
– Deixa comigo. O rosto é comigo!
 
– Rosto de quem, Anaca? Era a Heronda, com as mãos na cintura e com os cabelos se eriçando.
– Rosto… Em matéria de rosto, fico com o Beline. E se levantando, Anacleto fala para a mulher:
– Senta aqui, nega. A gente tava brincando de viado.
 
E seguem as crônicas sobre vários assuntos, bem comuns entre vizinhos que se conheciam, como a história do menino que não fazia cocô e todos davam palpites sobre o quefazer para soltar o intestino e muito mais.
 
A versão que li da Rua dos Artistas e arredores é da Editora Codecri/1978.

Tags

Aldir Blanc Crônicas Pasquim 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*