Terminei de ler o livro (e-book) Recordações de Guerra e Viagem (Edições do Senado Federal/2008) do Visconde de Taunay, de quem eu já li A Retirada de Laguna, em que ele também participou pessoalmente.
Na primeira parte, Taunay conta que retornou à Guerra do Paraguai a convite do príncipe Conde D’Eu, fazendo parte do Estado Maior do novo comandante das forças brasileiras no Paraguai na guerra que estava em seu estágio final.
O imperador D. Pedro II determinou que as tropas só deixassem aquele país depois que o presidente Solano López fosse feito prisioneiro.
Apesar do autor bajular muito o chefe (Conde D’Eu), ele conta os bastidores das batalhas, algumas sangrentas. Ficamos sabendo também sobre a liberação de prisioneiros que estavam em vários campos de concentração, em sua maioria mulheres e crianças, cujo crime eram serem esposas, filhas ou parentes de inimigos de López, que já haviam sido fuzilados.
Taunay também conta como foi a Batalha de Campo Grande (Batalha de Los Niños ou Acosta Ñu), o último grande combate da guerra. Esta batalha foi retratada por Pedro Américo em um dos seus quadros considerados “históricos” ou “nacionalistas” – ou outros são Independência ou Morte e Batalha do Avaí -, sendo que o único crítico de artes plásticas que não gostou da pintura foi justamente o Visconde de Taunay, que considerou a obra fantasiosa e exagerada.
Desta batalha participaram muitas crianças “recrutadas” para o Exército Paraguaio, que foram dizimadas pelos brasileiros. O Paraguai adotou a data da batalha, 16 de agosto, como o Dia das Crianças.
Um passeio por dezenas de museus europeus, a descrição de obras de grandes pintores e as características de cada um, é a segunda parte do livro, onde Taunay conta o encontro com o compositor Carlos Gomes em Milão, na época em que o brasileiro estava no auge da fama.
Outro encontro importante de Taunay, desta vez em Paris, foi com Luíza Margarida de Barros Portugal, a condessa de Barral e Pedra Branca, considerada por muitos historiadores como amante de D. Pedro II.
Gostei do livro especialmente pelo detalhamento dos bastidores de uma guerra do século XVIII e o passeio pelos museus europeus.
O livro está neste link aqui.