02 de março de 2020

Crônicas machadianas

Por José Carlos Sá

Concluí há alguns dias a leitura do livro “Machado de Assis – Crônicas escolhidas”, da editora Penguin/Companhia das Letras (2012), com seleção de John Gledson. Os textos desta obra foram publicados nos jornais O Espelho, O Futuro, Semana Ilustrada, Diário do Rio de Janeiro, O Cruzeiro, Jornal das Famílias, Gazeta de Notícias, e nas revistas Ilustração Brasileira, Época, no período de 1859 a 1900.

Machado de Assis escreve sobre notícias que ele leu em jornais, comentando fatos nacionais e internacionais, misturando com assuntos cotidianos, que observa na sociedade carioca, com uma ponta de sarcasmo, além de críticas a políticos, especialmente ao então ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, que instituiu uma política econômica apelidada pelos críticos de “encilhamento” *.

Desta vez, usei a tecnologia (Internet, Google) para visitar virtualmente alguns lugares citados por Machado de Assis. Um exemplo destes reconhecimentos foi a partir da crônica “A Semana”, publicada no dia 6 de novembro de 1892, quando o escritor “cisma” com as linhas arquitetônicas da Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, no bairro do Catete, próximo a casa dele.

Igreja de Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, no Rio de Janeiro( Foto Denis Gahyva)

“Quem não conhece esse templo grego, imitado da Madalena**, com uma torre no meio, imitada de coisa nenhuma? A impressão que se tem diante daquele singular conúbio, não é cristã nem pagã; […]. Quando ali passo, desvio sempre os olhos e o pensamento. Tenho medo de pecar duas vezes, contra a torre e contra o templo, mandando-os ambos ao diabo, com escândalo da minha consciência e dos ouvidos das outras pessoas”, narra Machado.

Claro que fiquei curioso, fui ao Google para ver uma foto da igreja ridicularizada pelo fundador da Academia Brasileira de Letras. Realmente é uma miscelânea de estilos: uma mistura da arquitetura romana com uma sinagoga. Vejam a foto e deem razão ao velho Machado!

*Encilhamento – Política baseada em créditos livres aos investimentos industriais garantidos pela emissão descontrolada de papel-moeda, que provocou uma crise financeira e institucional;
**Madalena – Igreja construída no século XVIII, cujo estilo foi transformado por ordem de Napoleão Bonaparte em um templo romano.

Tags

ABL Bairro do Catete Google Largo do Machado Machado de Assis Rio de Janeiro Ruy Barbosa 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*